Orações para Honrar São José Operário

Celebre São José Operário com orações que fortalecem a fé, a dignidade do trabalho e a santidade da vida simples. Reze com confiança a este grande protetor dos trabalhadores.

5/8/20242 min read

Em 1955, o Papa Pio XII instituiu oficialmente a festa de São José Operário, celebrada em 1º de maio, para oferecer aos trabalhadores cristãos um modelo de virtude e um intercessor forte junto de Deus.

O Papa quis mostrar que, na figura de José, o trabalho humano é elevado à dignidade de vocação. Ao lado de Jesus e Maria, José nos ensina que toda profissão pode ser um caminho de santidade.

Desde então, São José passou a ser invocado não apenas como padroeiro da Igreja Universal, mas também como protetor de todos os trabalhadores: do campo ou da cidade, da indústria ou do lar, homens e mulheres, jovens e idosos — todos podem encontrar em São José Operário um modelo de silêncio, esforço, honestidade e fidelidade.

Orações para honrar São José Operário

Glorioso São José

Ó glorioso São José, Pai e Protetor das almas virgens, nosso Pai e Provedor, guarda fiel a quem Deus confiou Jesus, que é a mesma inocência, e Maria, a Virgem das virgens: Nós vos suplicamos e constantemente rogamos, por Jesus e Maria, esse dúplice penhor a Vós tão caro, façais que, preservados de toda mancha, incontaminados no pensamento, puros de coração e castos de corpo, sirvamos constantemente a Jesus e Maria, em uma perfeita castidade. Amém.

V. São José, nosso pai e provedor, rogai por nós.

Ave, São José
Homem justo, esposo Virginal de Maria, e pai davídico do Messias; bendito és tu entre os homens, e bendito é o filho de Deus que a ti foi confiado:

Jesus.
São José, Padroeiro da Igreja universal, guarda as nossas famílias na paz e na graça divina, e socorre-nos na hora da nossa morte.
Amém.

Oração pelos moribundos

Eterno Pai, pelo amor que tendes a São José, escolhido por vós para ser o vosso representante na terra, tende misericórdia de nós e dos pobres moribundos. Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

Eterno Filho, pelo amor que tens a São José, vosso guarda fidelíssimo, tende misericórdia de nós e dos pobres moribundos. Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

Eterno Espírito Santo, pelo amor que tendes a São José, zelosíssimo guarda da Santíssima Virgem Maria, Vossa amada Esposa, tende misericórdia de nós e dos pobres moribundos. Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

Invocação a São José

“São José, guardião de Jesus e casto esposo de Maria, empenhaste toda vossa vida no perfeito comprimento de vosso dever, vos mantiveste a Sagrada família de Nazaré com o trabalho de vossas mãos.
Protegei bondosamente aos que recorrem confiadamente a vós.
Vós conheces nossas aspirações e nossas esperanças.
Se dirigem a vós porque sabem que vós os compreendes e proteges.
Vós também conheces as provas, dificuldades e trabalhos.
Mas, ainda dentro das preocupações materiais da vida, vossa alma estava cheia de profunda paz e cantou cheio de verdadeira alegria pelo intimo trato que tinhas com o Filho de Deus, o qual vos foi confiado e também à Maria, sua terna Mãe.
Amém.” – João XXIII.